quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pontão de Cultura CUCA da UNE

CULTURA DE BASE, ARTE E LAZER

O CUCA de Pernambuco realiza mais uma ação cultural. Nos dias 7, 8 e 9, o projeto CULTURA DE BASE, ARTE E LAZER tomará conta do Sítio Histórico em Olinda e espera fortalecer o ambiente cultural da juventude através dos Pontos de Cultura. O local será no Banco de Imagens, na rua do Amparo, 252.
Décadas depois da experiência do Centro Popular de Cultura (CPC), surge o CUCA da UNE que é uma rede estudantil formada por núcleos existentes em diferentes estados do Brasil. O CUCA está atualmente interligado por um circuito que gravita em torno do programa “Pontos de Cultura”, idealizado pelo MinC. 
Em Pernambuco, o CUCA desenvolve desde 2005 ações que aproximam a universidade da comunidade. O coordenador do CUCA, Rafael Buda, aponta a necessidade da interação entre o estudante universitário e as organizações culturais do Estado. “Nossa idéia é reunir num só ambiente a universidade, a comunidade e aqueles que fazem a produção artística”, ressalta. Para Buda, o CUCA objetiva levar a troca de saberes entre a cultura popular e a cultura erudita, abrindo caminhos para novas ações que estimulem estas iniciativas.
Entre os Pontos de Cultura presente estão o Alafia, Ylê de Egba, Diálogos, Cinema de Animação, além é claro do próprio CUCA. Já entre os agentes culturais, destacam-se o músico Jorge Ribas e o percursionista Artur Maia, além das entidades estudantis e culturais UEP, UMES, Banco de Imagens, UBM, UNEGRO, Atelier Multicultural, Ciclo de Cinema Pernambucano e a Federação Pernambucana de Capoeira. 
 

Segue a Programação

CULTURA DE BASE, ARTE E LAZER

Dia 7 (sexta)
20hExibição do filme La Espera, de Tiago Delácio (Cinema de Animação)
Mostra de clipes de bandas pernambucanas (Banco de Imagem)
Exposição de Fotografia (Atelier Multicultural) 
Coquetel de Lançamento do Projeto CUCA
 

Dia 8 (sábado)
15h Oficina de Percussão, com Artur Maia (Maracatu Filhos do Sol)
18h Mostra de Filmes (Banco de Imagens)
20h
Mostra de Filmes (Atelier Multicultural)
Veio, de Adelina Pontual
Solidão Pública, de Daniel Aragão

20h30 Espetáculo de Samba com Jorge Ribas 
 
Dia 9 (domingo)

15h Oficina de Percussão, com Artur Maia (Maracatu Filhos do Sol)
17h Roda de Capoeira (Grupo Abaúna)
18h Mostra de Vídeo Negro Samba Sim (UNEGRO/Diálogos)
19h
Mostra de Filmes (Atelier Multicultural)
Clandestina Felicidade, de Marcelo Gomes
Maracatu Maracatus, de Marcelo Gomes

20h Espetáculo de Afoxé com Yle de Egbá