domingo, 12 de abril de 2009

Um projeto cultural para o Brasil

Existe projeto de desenvolvimento para o país que não passe necessariamente pela cultura? Como se dão no Brasil as relações entre universidade e comunidade, cultura e conhecimento, erudito e popular? Em que medida a produção intelectual dos estudantes e das universidades dialoga com os diversos matizes culturais, saberes e fazeres de nosso povo? Qual o papel do Circuito Universitário de Cultura e Arte em um momento de profundas transformações como o que vive hoje a sociedade brasileira?

A União Nacional dos Estudantes (UNE), ao longo dos seus 71 anos de existência, foi protagonista e participante de movimentos decisivos na vida cultural brasileira, dentre os quais podemos destacar a criação dos Centros Populares de Cultura (CPCs) da UNE, no início da década de 60. Os CPCs foram uma experiência sem precedentes no Brasil e na América Latina, onde uma entidade estudantil cria uma estrutura de organização autônoma, que passa a atuar como centro e rede de produção cultural. Os CPCs revelaram para o país uma das mais importantes gerações de artistas e intelectuais da nossa história. Dramaturgos, compositores, atores, músicos, cineastas, jornalistas criaram no CPC novos meios de produção e distribuição de discos, filmes, peças de teatro, realizando atividades culturais em todo o país, dentro e fora das universidades: em salas de aula, portas de fábrica, assembléias, congressos, comunidades rurais. Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, dramaturgo e fundador do CPC, dizia sentir naquele momento uma "sede de pensar varrendo o Brasil".

Hoje a cultura viva brasileira vem criando, cantando, pintando, escrevendo suas formas de reencontro consigo mesma. Os pontos de Cultura redefinem a geografia cultural do país, construindo uma rede nacional de autonomia e protagonismo cultural. O movimento nacional dos pontos de cultura define suas pautas políticas e aponta para a construção de um sistema nacional de cultura que contemple as identidades e a diversidade cultural, reconheça os saberes e fazeres de tradição oral do nosso povo e garanta o lugar da cultura como um direito de cidadania e um dever do estado.
O Circuito Universitário de Cultura e Arte – Pontão de Cultura CUCA da UNE faz parte desta rede e está engajado nesse processo que está movimentando a vida cultural do país. Ao promover o diálogo entre a produção dos pontos de cultura com as universidades, os estudantes e o movimento estudantil, o CUCA está presente na construção de um projeto político e cultural que contribua para a transformação da sociedade brasileira.