quarta-feira, 17 de junho de 2009

Notícias do DF

Estudantes do campus da Universidade de Brasília em Planaltina tiveram uma terça-feira de exposições, apresentações teatrais e oficinas de confecção de bonecos. O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da União Nacional dos Estudantes (UNE) promoveu, neste 16 de junho o Pontão de Cultura: por uma cultura de paz. A iniciativa é nacional e ocorre em 11 estados e no Distrito Federal, com diversas atividades culturais em universidades públicas. É a primeira vez que o Cuca realiza ações no campus de Planaltina.

“Queremos criar uma articulação maior entre universidade e pontos de cultura e intensificar as trocas entre o erudito e opopular”, diz o coordenador do Cuca-DF, Mateus Guimarães. “A academia tomou a cultura erudita como agradável e a cultura popular como folclore. Ao quebrar essa barreira, a gente potencializa a produção cultural”, afirmou.

INICIATIVA – O Cuca promoveu a exposição Natureza ao redor, do Grupo de Intervenção e Reciclagem Ambiental, com fotografias de flora e fauna. Houve também apresentação teatral e de dança, com grupos de teatro de bonecos e de rap. Durante a tarde, os estudantes participaram de oficina de confecção de bonecos, com o grupo Voar Teatro de Bonecos.

Isabela Lyrio/UnB Agência
Daniquele aprovou a iniciativa de reaproveitamento de materiais

Os participantes usaram materiais recicláveis para construir o próprio mamulengo: garrafas pet, caixas de ovos, jornal, papel higiênico, cola branca e tecido. “A oficina é muito interessante para alunos de Pedagogia, é importante repassar esse conhecimento em sala de aula. É um processo de criação que inspira a consciência ambiental”, diz o instrutor da oficina, Marco Augusto de Rezende, também coordenador do ponto de cultura Ação Cultural do Gama.

A estudante Daniquele Andrade, 20 anos, do 3° semestre de Gestão do Agronegócio, aprovou o aprendizado. “Eu dou valor às técnicas que envolvem reciclagem e reaproveitamento de materiais. Sou meio atrapalhada, mas acho que meu boneco vai ficar legal. Vou ensinar minhas primas a fazerem também”, disse.

CULTURA EM DOBRO – No mesmo dia da ação do Cuca, o estudante Felipe Pereira Campos, 19 anos, do 2° semestre de Ciências Naturais preparou uma apresentação. Ele e o amigo Glenner Cavalcanti estavam com suas guitarras a postos para tocar e cantar para os colegas no campus. Com a coincidência, os alunos acabaram ganhando palco e espaço para se apresentar oficialmente, dentro da programação do Cuca. “Acho que no campus Plano Piloto os alunos têm uma vivência cultural maior. Acredito que os alunos daqui podem trazer mais eventos para o campus”, opinou Felipe.

Textos: UnB Agência. Fotos: UnB Agência.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1834