quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pontão de Cultura CUCA da UNE

CULTURA DE BASE, ARTE E LAZER

O CUCA de Pernambuco realiza mais uma ação cultural. Nos dias 7, 8 e 9, o projeto CULTURA DE BASE, ARTE E LAZER tomará conta do Sítio Histórico em Olinda e espera fortalecer o ambiente cultural da juventude através dos Pontos de Cultura. O local será no Banco de Imagens, na rua do Amparo, 252.
Décadas depois da experiência do Centro Popular de Cultura (CPC), surge o CUCA da UNE que é uma rede estudantil formada por núcleos existentes em diferentes estados do Brasil. O CUCA está atualmente interligado por um circuito que gravita em torno do programa “Pontos de Cultura”, idealizado pelo MinC. 
Em Pernambuco, o CUCA desenvolve desde 2005 ações que aproximam a universidade da comunidade. O coordenador do CUCA, Rafael Buda, aponta a necessidade da interação entre o estudante universitário e as organizações culturais do Estado. “Nossa idéia é reunir num só ambiente a universidade, a comunidade e aqueles que fazem a produção artística”, ressalta. Para Buda, o CUCA objetiva levar a troca de saberes entre a cultura popular e a cultura erudita, abrindo caminhos para novas ações que estimulem estas iniciativas.
Entre os Pontos de Cultura presente estão o Alafia, Ylê de Egba, Diálogos, Cinema de Animação, além é claro do próprio CUCA. Já entre os agentes culturais, destacam-se o músico Jorge Ribas e o percursionista Artur Maia, além das entidades estudantis e culturais UEP, UMES, Banco de Imagens, UBM, UNEGRO, Atelier Multicultural, Ciclo de Cinema Pernambucano e a Federação Pernambucana de Capoeira. 
 

Segue a Programação

CULTURA DE BASE, ARTE E LAZER

Dia 7 (sexta)
20hExibição do filme La Espera, de Tiago Delácio (Cinema de Animação)
Mostra de clipes de bandas pernambucanas (Banco de Imagem)
Exposição de Fotografia (Atelier Multicultural) 
Coquetel de Lançamento do Projeto CUCA
 

Dia 8 (sábado)
15h Oficina de Percussão, com Artur Maia (Maracatu Filhos do Sol)
18h Mostra de Filmes (Banco de Imagens)
20h
Mostra de Filmes (Atelier Multicultural)
Veio, de Adelina Pontual
Solidão Pública, de Daniel Aragão

20h30 Espetáculo de Samba com Jorge Ribas 
 
Dia 9 (domingo)

15h Oficina de Percussão, com Artur Maia (Maracatu Filhos do Sol)
17h Roda de Capoeira (Grupo Abaúna)
18h Mostra de Vídeo Negro Samba Sim (UNEGRO/Diálogos)
19h
Mostra de Filmes (Atelier Multicultural)
Clandestina Felicidade, de Marcelo Gomes
Maracatu Maracatus, de Marcelo Gomes

20h Espetáculo de Afoxé com Yle de Egbá

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Contação de Histórias em Londrina

Pontão PR | oficina


Era uma vez uma  Galinha que nasceu com a cara pra traz. Ela não conseguia comer como as outras galinhas, mas com tempo deu um jeitinho de se alimentar com mais sucesso que todas as colegas  do galinheiro.
Já o  Elefante Trombeta, nunca teve  tromba e durante algum tempo foi motivo de chacota dos amigos, mas tudo isso mudou depois que ele se transformou num famoso cantor de lindas melodias. Estes titutos fizeram parte do repertório da oficina de Contação de Histórias realizada pelo Cuca Pr na Universidade Filadélfia de Londrina.
Ministrada pelo sociólogo e contador de histórias Sebastião Narciso, o "Tião Balalão cabeça de Melão", a oficina encantou aos alunos do curso de pedagogia. Todas as histórias contatos por Tião Balalão são de autoria própria e proprõem o debate sobre a inclusão. "Sempre apresento os personagens  com alguma limitação. Ao final todos se superam e mostram pras crianças que devemos respeitar o outro do jeito que ele é", ressaltou o escritor que ficou cego em 1.986 após um grave acidente de carro.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Notícias do DF

Estudantes do campus da Universidade de Brasília em Planaltina tiveram uma terça-feira de exposições, apresentações teatrais e oficinas de confecção de bonecos. O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da União Nacional dos Estudantes (UNE) promoveu, neste 16 de junho o Pontão de Cultura: por uma cultura de paz. A iniciativa é nacional e ocorre em 11 estados e no Distrito Federal, com diversas atividades culturais em universidades públicas. É a primeira vez que o Cuca realiza ações no campus de Planaltina.

“Queremos criar uma articulação maior entre universidade e pontos de cultura e intensificar as trocas entre o erudito e opopular”, diz o coordenador do Cuca-DF, Mateus Guimarães. “A academia tomou a cultura erudita como agradável e a cultura popular como folclore. Ao quebrar essa barreira, a gente potencializa a produção cultural”, afirmou.

INICIATIVA – O Cuca promoveu a exposição Natureza ao redor, do Grupo de Intervenção e Reciclagem Ambiental, com fotografias de flora e fauna. Houve também apresentação teatral e de dança, com grupos de teatro de bonecos e de rap. Durante a tarde, os estudantes participaram de oficina de confecção de bonecos, com o grupo Voar Teatro de Bonecos.

Isabela Lyrio/UnB Agência
Daniquele aprovou a iniciativa de reaproveitamento de materiais

Os participantes usaram materiais recicláveis para construir o próprio mamulengo: garrafas pet, caixas de ovos, jornal, papel higiênico, cola branca e tecido. “A oficina é muito interessante para alunos de Pedagogia, é importante repassar esse conhecimento em sala de aula. É um processo de criação que inspira a consciência ambiental”, diz o instrutor da oficina, Marco Augusto de Rezende, também coordenador do ponto de cultura Ação Cultural do Gama.

A estudante Daniquele Andrade, 20 anos, do 3° semestre de Gestão do Agronegócio, aprovou o aprendizado. “Eu dou valor às técnicas que envolvem reciclagem e reaproveitamento de materiais. Sou meio atrapalhada, mas acho que meu boneco vai ficar legal. Vou ensinar minhas primas a fazerem também”, disse.

CULTURA EM DOBRO – No mesmo dia da ação do Cuca, o estudante Felipe Pereira Campos, 19 anos, do 2° semestre de Ciências Naturais preparou uma apresentação. Ele e o amigo Glenner Cavalcanti estavam com suas guitarras a postos para tocar e cantar para os colegas no campus. Com a coincidência, os alunos acabaram ganhando palco e espaço para se apresentar oficialmente, dentro da programação do Cuca. “Acho que no campus Plano Piloto os alunos têm uma vivência cultural maior. Acredito que os alunos daqui podem trazer mais eventos para o campus”, opinou Felipe.

Textos: UnB Agência. Fotos: UnB Agência.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1834

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pontão CUCA PB

O projeto Roda Rede vem trazendo uma série de apresentações artísticas e debates para pensar e festejar a Cultura Popular. O evento acontecerá no dias 17 e 19 de junho no Centro de educação / CEDUC I - UEPB e na Faculdade de Comunicação Social, a realização é uma parceria do CUCA Campina Grande e do Centro Acadêmico Vladimir Herzog.

acesse : www.comcuca.blogspot.com

domingo, 31 de maio de 2009

CUCA CG | Teatro do Oprimido

Veja a apresentação de Teatro do Oprimido homenageia Augusto Boal e denuncia violência contra Sem Terras na Paraíba.

O grupo de Teatro do Oprimido “Teatrar-te”, o CUCA-CG (através do programa "RODA A REDE") multiplicadores e praticantes de T.O em Campina Grande promoveram nessa sexta feira 15/05 uma homenagem a Augusto Boal, teatrólogo que desenvolveu as técnicas do Teatro do Oprimido, falecido no último dia primeiro de maio. A homenagem aconteceu na Praça da Bandeira com a encenação de uma peça de Teatro Jornal, modalidade de T.O que busca encenar os fatos como são narrados pela mídia para mostrar as contradições entre o acontecido mesmo e a versão mostrada nos jornais,

A peça encenada no evento, chamada “Terra e Sangue”, denunciou uma agressão a 60 famílias de trabalhadores rurais sem terra ligados ao MST ocorrida na madrugada do último dia primeiro de maio, dia dos trabalhadores, na fazenda Cabeça de Boi, localizada nas proximidades da cidade de Pocinhos. Os trabalhadores realizavam a ocupação da fazenda, que está em processo de desapropriação pelo governo federal, quando a policia militar e capangas armados chegaram atirando contra os as famílias, e tocando fogo contra carracos e, em um veículo que estava a disposição do movimento. Sete trabalhadores( foram presos, torturados e tiveram seus corpos embebidos com querosene sob a ameaça de serem queimados.Dois ainda se encontram detidos no Presídio do Monte Santo.

Com a proposta os praticantes de Teatro do Oprimido pretendem denunciar a violência sofrida pelos trabalhadores e mostrar as pessoas que o discurso da mídia é tendencioso, pois atende a interesses particulares.

Ao desenvolver as técnicas do T.O, Augusto Boal pretendia criar um instrumento de discussão da realidade por meio do teatro, o teatrólogo dizia que “todos podem praticar teatro do oprimido, inclusive os atores”, desenvolvendo assim um teatro popular que serve como meio de comunicação para os oprimidos.


Viva o Teatro do Oprimido!

Boal vive!


Veja o novo Blog do CUCA Campina Grande : http://www.comcuca.blogspot.com/

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Capoeira Angola agita apresentação do Cuca em Londrina



O Cuca PR/Londrina realizou no dia 13 de maio, mais uma apresentação de cultura popular na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desta vez foi o grupo de capoeira angola Forte Santo Antonio que se apresentou no Restaurante Universitário da UEL. Cerca de 300 estudantes assistiram a apresentação do grupo de angoleiros que
gingaram ao melhor som do berimbau contagiando a todos presentes. Um salve para o pessoal da Vila Cultural Brasil  de Londrina  que realiza
há anos o trabalho com capoeira de raiz  na cidade. Aproveitando para divulgar a 8ª Mostra de Capoeira Angola  que acontece de 22 a 24 de maio.  Na programação muita roda,  palestras e muita festa. Já que a conversa é sobre capoeira angola, vale apresentar esta mensagem que do grande Pastinha:

Angola
capoeira mãe!
mandiga de escravo
em ânsia de liberdade
seu princípio não tem método
seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista. 
( Mestre Pastinha)

clique aqui e baixe mais essa pílula do CUCA Londrina


BAHIA

saiba mais!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PONTAO PR



O Pontão de Cultura da Une/Londrina iniciou nesta quarta-feira, ( dia 06) as suas atividades. As apresentações foram iniciadas com os artistas da Escola de Circo de Londrina que levaram o show circense na praça do Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina ( UEL) para cerca de 500 estudantes. O evento que tem o apoio do Centro Acadêmico de Artes Cênicas da UEL teve malabarismo , palhaços, pirotecnia, contorcionismo e acrobacias. Para as próximas semanas estão previstas no mesmo local apresentações de Capoeira Angola (dia 13/05), espetáculo de dança: Flores e Cantigas ( dia 20/05), Teatro Geni e Zepelin ( 10/06) e Folia de Reis
( dia 17/06). O evento tem o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido pela Escola de Circo da cidade que tem ensinado esta arte para crianças e adolescentes de várias regiões da cidade.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pontos de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte

Viemos por meio deste, informá-los que o CUCA Natal encontra-se em instalação em nossa Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte) da UNE (União Nacional dos Estudantes) é um espaço de circulação, promoção, fruição, e articulação de bens culturais. Tem o Objetivo de Promover uma articulação político-cultural dentro das Universidades de todo o país.

Dentro de suas atividades temos o PONTÃO DA UNE que articula apresentações e oficinas dos Pontos de Cultura nas Universidades, financiadas pelo Governo Federal através do Ministério da Cultura. E entre os meses de maio e junho do corrente ano acontecerão essas atividades do PONTÃO na UFRN (Campus Central e CERES – Caicó) em atividades estudantis e na II GRANDE VIRADA CULTURAL – 50 HORAS PARA 50 ANOS (evento comemorativo dos 50 anos do Diretório Central do Estudantes da UFRN) a acontecerá de 17 a 19 de junho.


E de forma a deixar mais transparente o processo de Seleção dos Pontos de Cultura para as 8 OFICINAS e as 8 APRESENTAÇÕES nesses meses de maio e junho, nós do CUCA Natal pedimos para que enviem Propostas de Apresentações e de Oficinas até o dia 8 de maio (sexta-feira) com as seguintes especificações:

APRESENTAÇÃO (valor de R$ 400,00)

Nome do Ponto de Cultura:

Nome da Espetacularidade:

Duração:

Modalidade: qual a linguagem?

Equipe técnica:

Release do trabalho: NO MÁXIMO DE 5 LINHAS

Contatos: e-mail e telefones



APRESENTAÇÕES SUGERIDAS: música, teatro, dança (clássica, de rua, contemporânea e popular), performance, audiovisual.



OFICINA (R$ 30,00 reais hora/aula num total de 8. Valor total da Oficina: R$ 240,00)

Nome do Ponto de Cultura:

Nome da Oficina:

Ministrante(s):

Modalidade: qual a linguagem?

Release da Oficina: NO MÁXIMO DE 5 LINHAS

Necessidades de espaço e material: NO MÁXIMO DE 5 LINHAS

OFICINAS SUGERIDAS: Produção cultural, audiovisual, artes visuais, performance, teatro, dança, música, linguagens Híbridas, patrimônio Material e/ou imaterial.

DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A Seleção será realizada pela equipe do CUCA Natal e serão selecionadas as propostas que estejam, de preferência, dentro das seguintes especificações:

· Propostas que se encaixem nos moldes de apresentação dos Eventos estudantis e da II GRANDE VIRADA CULTURAL;

· Propostas que discutam questões de políticas públicas para a cultura, gênero e igualdade racial;

· Propostas que estejam dentro das condições viáveis de transporte, de espaço e de materiais;

· Não haverá diferenciação entre os estilos e linguagens, por exemplo: entre Cultura Popular e Arte Contemporânea, tentaremos abordar as mais diferentes linguagens e manifestações, buscando uma diversidade na realização das atividades;

· O preenchimento correto das especificações acima citados;

· Em caso de não enviarem propostas suficientes para a realização das atividades, caberá a Equipe do CUCA Natal convidar os Pontos de Cultura do estado aos quais esta tenha conhecimento da realização de suas atividades;



Cada Ponto de Cultura pode enviar quantas propostas acharem necessárias, quanto ao resultado, será feito por meio de e-mails e de telefonemas. Lembrando que este não é um Edital Pública de Seleção, é apenas uma coleta de propostas para a realização de atividades dentro da UFRN.

É de extrema importância a participação de Pontos de Cultura do Interior do Estado, uma vez que disponibilizamos de uma verba para o transporte dos selecionados.

Mais dúvidas e informações pelos telefones: (84)8835 9242 ou (84)9164 3759

Endereço eletrônico para envio das propostas: cucanatal@gmail.com


Saudações Culturais

Rodrigo Bico

Coordenador do CUCA Natal

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Encontro dos Pontos de Cultura em Rio do Sul-SC



O Pontão CUCA-Londrina participou do encontro dos pontos de cultura que reuniu os três estados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências,
dificuldades, fóruns de debates, propostas e reivindicações no TEIA Regional Sul. O representante do CUCA Londrina, o cineasta William de Carvalho, participou dos debates e das oficinas de conteúdo audiovisual, promovidos pelo evento. Na pauta do encontro, a gerente da Secretaria de Programas e Projetos do Minc, Roselene Crepaldi deu esclarecimentos importantes aos participantes no que se diz prestação de contas e planejamento de projetos culturais. Durante a noite o PC Anima Bonecos recebeu os participantes e lá aconteceram as apresentações dos trabalhos dos pontos, entre eles, o Flores e Cantigas do CEPIAC, que foi muito elogiado pelos pontos participantes. O CUCA-Londrina também participou do fórum de propostas para o Paraná. Foram discutidos a criação de novos pontos e de uma lei de incentivo estadual, contribuições para a nova lei - PROFIC, instrumentalização dos pontos
e ações de encaminhamento. O encontro finalizou com a elaboração de uma carta contendo as propostas de todos os estados, que será encaminhada para o Minc para que sejam analisadas cada uma das petições.


entre em contato com os CUCAs do SUL
PR
Elsa Caldeira |caldeira.elza@gmail.com
RS
Fabio Kosman |alemaonacao@gmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2009

CUCA BAHIA














leia o manifesto e saiba mais sobre o pontao na Bahia!

domingo, 12 de abril de 2009

Um projeto cultural para o Brasil

Existe projeto de desenvolvimento para o país que não passe necessariamente pela cultura? Como se dão no Brasil as relações entre universidade e comunidade, cultura e conhecimento, erudito e popular? Em que medida a produção intelectual dos estudantes e das universidades dialoga com os diversos matizes culturais, saberes e fazeres de nosso povo? Qual o papel do Circuito Universitário de Cultura e Arte em um momento de profundas transformações como o que vive hoje a sociedade brasileira?

A União Nacional dos Estudantes (UNE), ao longo dos seus 71 anos de existência, foi protagonista e participante de movimentos decisivos na vida cultural brasileira, dentre os quais podemos destacar a criação dos Centros Populares de Cultura (CPCs) da UNE, no início da década de 60. Os CPCs foram uma experiência sem precedentes no Brasil e na América Latina, onde uma entidade estudantil cria uma estrutura de organização autônoma, que passa a atuar como centro e rede de produção cultural. Os CPCs revelaram para o país uma das mais importantes gerações de artistas e intelectuais da nossa história. Dramaturgos, compositores, atores, músicos, cineastas, jornalistas criaram no CPC novos meios de produção e distribuição de discos, filmes, peças de teatro, realizando atividades culturais em todo o país, dentro e fora das universidades: em salas de aula, portas de fábrica, assembléias, congressos, comunidades rurais. Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, dramaturgo e fundador do CPC, dizia sentir naquele momento uma "sede de pensar varrendo o Brasil".

Hoje a cultura viva brasileira vem criando, cantando, pintando, escrevendo suas formas de reencontro consigo mesma. Os pontos de Cultura redefinem a geografia cultural do país, construindo uma rede nacional de autonomia e protagonismo cultural. O movimento nacional dos pontos de cultura define suas pautas políticas e aponta para a construção de um sistema nacional de cultura que contemple as identidades e a diversidade cultural, reconheça os saberes e fazeres de tradição oral do nosso povo e garanta o lugar da cultura como um direito de cidadania e um dever do estado.
O Circuito Universitário de Cultura e Arte – Pontão de Cultura CUCA da UNE faz parte desta rede e está engajado nesse processo que está movimentando a vida cultural do país. Ao promover o diálogo entre a produção dos pontos de cultura com as universidades, os estudantes e o movimento estudantil, o CUCA está presente na construção de um projeto político e cultural que contribua para a transformação da sociedade brasileira.